Por tamara.coimbra

Rio - O Brasil é o país mais avançado socialmente do grupo chamado Brics, que inclui também Rússia, Índia e China. Segundo o Índice de Progresso Social, divulgado nesta sexta-feira, o Brasil aparece em 46º lugar no ranking de 132 nações avaliadas pelo Instituto Social Progress Imperative. O país somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos.

Mapa que relaciona os países com o Índice de Progresso Social. Quanto mais escura a cor melhor é a colocação do paísDivulgação

O Índice de Progresso Social (IPS), elaborado pelo professor Michael Porter, da Universidade de Harvard, avalia dados como saúde, moradia, segurança, acesso à informação, sustentabilidade, e acesso à educação para classificar os países.

O Brasil se posicionou melhor nos itens “liberdade e escolha pessoal” (foi 27º no mundo), “tolerância e respeito” (33º) e “acesso ao conhecimento básico” (38º). Já em "segurança pessoal" o país ficou em 122º e em "acesso à educação", em 76º.

Dos dez primeiros colocados, oito são da Europa. A Nova Zelândia ficou na primeira colocação com 88,24 pontos. Na sequência estão a Suíça, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia, Canadá, Finlândia, Dinamarca e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.

Na América do Sul, o Brasil fica atrás do Uruguai (26º), Chile (30º) e da Argentina (42º).

Você pode gostar