São Paulo - Um grupo de feministas vai distribuir alfinetes para mulheres se defenderem de "encoxadores" do metrô de São Paulo. As ativistas irão oferecer cerca de 500 objetos, nas manhãs de horário de grande movimento, na porta da estação Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista.

A campanha foi organizada pelo Movimento Mulheres em Luta, criado em 2008, que irão entregar os alfinetes em um saquinho plástico, acompanhados de um papel com a frase "Não me encoxa que eu não te furo". De acordo com o movimento, a ideia da ação surgiu após uma propaganda do Metrô na rádio Transamérica, no mês passado, na qual dizia que vagões lotados eram bons para "xavecar a mulherada". Na época o coletivo culpou a rádio.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, uma das integrantes do movimento, Camila Lisboa, de 29 anos, disse que muitas mulheres já usam o alfinete no dia a dia, e com o objeto pode constranger o abusador. Ainda de acordo com o jornal, a polícia de São Paulo registrou 34 casos de abusos no metrô. O grupo de ativistas pretende ainda divulgar a campanha em estações mais movimentadas.