Por tamara.coimbra

Brasília - O prazo para o eleitor regularizar o título e ficar apto a votar nas eleições de outubro termina nesta quarta-feira. Quem não resolver as pendências, não poderá votar. O primeiro turno será no dia 5 de outubro.

O prazo vale para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral. A data também deve ser observada pelas pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral. O eleitor que está com o título cancelado poderá reativar o documento.

Grandes filas se formam no TRE de Nova Iguaçu (RJ) para regularizar o título de eleitorDouglas Viana / Agência O DIA

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Último dia para tirar ou transferir título provoca filas

Apesar da grande divulgação realizada pela Justiça Eleitoral, muitas pessoas deixaram para regularizar sua situação apenas nos últimos dias para o fechamento do cadastro. Antes mesmo de abrir, o posto do TRE de Nova Iguaçu, na baixada fluminense do Rio de Janeiro, já havia uma enorme fila no local.

Você pode gostar