São Paulo - Abel Vieira Batalha Junior, de 18 anos, identificado pela polícia como um dos cinco suspeitos de agredir Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, se apresentou voluntariamente no 1º Distrito Policial de Guarujá (SP), na manhã desta segunda-feira, acompanhado pelo advogado. Fabiane foi espancada no último dia 3 de maio, no bairro de Morrinhos, onde morava, após ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças. Ela faleceu dois dias depois.
Abel foi apontado como o homem que teria amarrado os pulsos da dona de casa e a arrastado até o local conhecido como Morrinhos 4. Ele era considerado foragido e sua foto e nome foram divulgados pela polícia na última sexta-feira, quando ele teve a prisão temporária decretada. A mãe do suspeito chegou a ser ouvida e uma bermuda do rapaz foi recolhida para auxiliar nas investigações.
Investigação
Segundo o delegado Luiz Ricardo Lara, ele é conhecido como Pepê. Abel deverá prestar depoimento ainda esta tarde. Enquanto isso, a polícia continua trabalhando na análise de imagens do linchamento e fazendo diligências na busca de mais informações que levem à prisão de outros três suspeitos de envolvimento.
Pessoas que aparecem gritando palavras como "mata", ou que estavam apenas assistindo e filmando as cenas de barbárie e nada fizeram para defender a dona de casa, também podem responder criminalmente. "Enquandram-se nesta situação os delitos de incitação ao crime ou da omissão", explica do delegado da família de Fabiane, Airton Sinto.
Passeata
Por hora, o delegado Lara descartou a necessidade de reconstituição do crime. “Todas as condutas apontadas dentro do inquérito a cada um dos envolvidos é certa e delimitada. Não há necessidade de se levar a cabo a reprodução simulada dos fatos”.
Neste domingo de Dia das Mães, cerca de 100 pessoas participaram de uma passeata em homenagem à vítima, em Guarujá. Por cerca de 1h30, familiares e amigos de Fabiane caminharam pelas ruas do bairro Morrinhos, sempre orando em voz alta e cantando músicas religiosas que a dona de casa gostava de ouvir. Visivelmente emocionados, muitos dos manifestantes usaram camisetas com a foto de Fabiane.
Os participantes passaram pela Igreja São João Batista e a casa onde Fabiane morava com o marido e as duas filhas, Yasmin, de 12 anos, e Ester, de 1 ano de idade.
Outros presos
Na manhã da última sexta-feira, o quarto suspeito da agressão identificado pela polícia por meio de vídeos, se entregou. Jair Batista dos Santos, de 35 anos, chegou à delegacia ao lado do advogado por volta das 12h e em depoimento negou participação no crime, contradizendo o resultado das investigações.
Os outros três suspeitos presos são: Lucas Rogério Fabrício Lopes, de 19 anos, Valmir Barbosa, de 48, e Carlos Alex Oliveira de Jesus, de 23. Segundo a polícia, os três confessaram participação no linchamento da dona de casa.
Oliveira de Jesus teria golpeado a vítima com um pedaço de madeira, Barbosa aparece passando com uma bicicleta por cima do corpo e Lopes a puxa pelos cabelos para ver seu rosto. Todos os presos serão indiciados pela prática de homicídio qualificado.
Com informações de Alcione Herzog