Por bferreira

Santa Catarina - A Defesa Civil de Santa Cataria está em alerta por causa da previsão de que o estado será atingido por novos temporais no fim se semana. Boletim divulgado ontem prevê a chegada de uma frente fria com chuva e ventos fortes, principalmente em Blumenau e cidades vizinhas.

A maior preocupação dos técnicos da Defesa Civil é com a possibilidade de deslizamentos, já que o solo ainda está encharcado em consequência das inundações da semana passada. Por isso, moradores de áreas de encostas estão sendo alertados para buscar abrigos seguros se chover forte.

De acordo com o serviço de meteorologia, as áreas mais atingidas devem ser a Serra Catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul, e o Vale do Itajaí, onde, além de Blumenau, estão cidades como Brusque e Itajaí.

No Paraná, a Defesa Civil informou ontem que subiu de 135 para 148 o número de cidades com prejuízos causadas pelas chuvas que atingem o estado desde o fim de semana, com prejuízos estimados em R$ 600 milhões. Além disso, havia 578.220 pessoas prejudicadas pelas enchentes desde o fim de semana, sendo 5.204 desabrigadas e 32.728 desalojadas.

Segundo levantamento do governo do estado, até a tarde de ontem ainda havia interdição em 16 trechos de estradas estaduais e em 20 de rodovias federais.

Também ontem, com a baixa do nível do Rio Iguaçu, foram liberados passeios de barco nas Cataratas do Iguaçu. Na segunda-feira, a vazão na catarata chegou a 46,7 milhões de litros por segundo. Ontem, caiu a 12 milhões de litros, bem acima do normal, de 1,5 milhão.

Você pode gostar