São Paulo - O inverno começou oficialmente no hemisfério Sul às 7h51 deste sábado. A previsão é de que o tempo fique seco na maior parte do país, com excessão da região Sul, onde devem acontecer chuvas intensas durante toda a estação, de acordo com informações da Climatempo.
Em julho, as temperaturas devem permanecer acima da média, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Em agosto, todas as regiões do país terão mais chuva, principalmente o estado do Rio Grande do Sul. O estado, no entanto, deve começar a registrar tempo seco em setembro. Neste mês, as temperaturas tendem a ficar amenas.
Segundo a Climatempo, o inverno deste ano deverá ser similar aos dois últimos, com pouco frio na região Centro-sul. A estação será de tempo seco e a população não deverá esperar frio intenso durante muitos dias seguidos.
Apesar de o inverno começar com uma frente fria e presença de massas secas que provocarão chuvas acima da média no Sul, a umidade relativa do ar deve ser baixa nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Sudeste.
Confira mais detalhes para os próximos três meses:
Julho
As frentes frias ficarão bloqueadas sobre o Sul do país e provocarão bastante chuva ao longo do mês. O tempo fica seco na maior parte do Brasil, com temperatura mais alta do que o normal.
Agosto
O tempo continuará seco em todas as regiões e as queimadas devem se espalhar pelo país. Haverá muitos dias com umidade relativa do ar abaixo de 20% na região Central do Brasil e as frentes frias continuam.
Setembro
A umidade começa a se espalhar sobre o Brasil durante a segunda quinzena de setembro e as primeiras pancadas de chuva retornam ao cerrado. A chuva diminui no Sul e a temperatura deve ser elevada na maior parte do país.