Por tamara.coimbra

Brasília - O ex-ministro da Casa Civil, condenado no processo do mensalão do PT, deixou a cadeia na manhã desta quinta-feira para o primeiro dia de trabalho externo. Por decisão judicial José Dirceu foi autorizado a trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o regime semiaberto. O expediente será das 9h às 18h, onde ele será responsável pela arrumação da biblioteca e vai receber R$ 2,1 mil por mês.

José Dirceu chega ao escritório de advocacia para o primeiro dia de trabalho externoReprodução TV Globo

Na ocasião, o ex-ministro da Casa Civil deixou a cadeia por volta das 7h20 com uma pasta na mão. Pelas regras do trabalho externo, o preso não pode dar entrevistas. Além disso, o condenado pode se deslocar 100 metros do local de trabalho, e ao terminar o expediente ele tem duas horas para voltar para o centro de detenção, sem passar por nenhum outro local no caminho.

O chefe de Dirceu, José Gerardo Grossi, afirmou que o novo funcionário de seu escritório de advocacia chegou em "clima de excitação" ao primeiro dia de trabalho, onde o ex-ministro chegou antes das 8h. Sendo assim, ele teve que esperar cerca de meia hora até Grossi chegar. O escritório só começa a funcionar a partir das 9h.

Assim como José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado Valdemar Costa Neto e o ex-deputado Bispo Rodrigues foram beneficiados por decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou entendimento do ex-presidente da corte Joaquim Barbosa de que teriam que cumprir um sexto da pena para ter direito a trabalhar fora da prisão.

Você pode gostar