Por leonardo.rocha

Santa Maria - A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou 18 pessoas em um novo relatório entregue nesta sexta-feira sobre a tragédia da Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas em 27 de janeiro de 2013. O inquérito apresenta um total de 22 novos indiciamentos, pelos crimes de falsidade ideológica, falso testemunho, prevaricação, fraude processual e crime ambiental.

Incêndio atingiu boate Kiss durante a madrugada%2C em Santa Maria. Deivid Dutra / Jornal A Razão / Agência O Dia


O relatório, apresentado no início da tarde desta sexta-feira em Santa Maria, completa e finaliza a investigação do incêndio da boate. As investigações, que apuram as responsabilidades de envolvidos no que é considerado uma das piores tragédias recentes, já havia indiciado criminalmente 16 pessoas e responsabilizado outras 12 pelas mortes no incêndio. O inquérito totalizou quase 4.000 páginas em 18 volumes. O inquérito remanescente foi entregue ao Ministério Público, que agora decide se aceita e encaminha as denúncias à Justiça.

Entenda o caso

O incêndio na Boate Kiss ocorreu na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. O inquérito policial indiciou 28 pessoas. Já o MP denunciou oito. A Justiça aceitou a denúncia e os envolvidos viram réus e serão julgados. Dois proprietários da casa noturna e dois integrantes da banda foram presos, mas receberam liberdade provisória.

Conclusões

As conclusões a que se chegou a investigação: O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco; as faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo; O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou; A Kiss apresentava irregularidades nos alvarás; Havia superlotação no dia da tragédia; A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada; As grades de contenção obstruíram a saída de vítimas; A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída; Não havia rotas de saída em casos de emergência.

Você pode gostar