MST ocupa fazenda próxima a Brasília

Antes, o grupo ocupava outra propriedade na mesma região, mas teve que sair após uma decisão judicial

Por leonardo.rocha

Brasília - Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) está acampado desde a manhã desse domingo na Fazenda Três Pinheiro localizada no km 8 da DF-110, em Planaltina, no Distrito Federal (DF). Antes, o grupo ocupava outra propriedade na mesma região, mas teve que sair após uma decisão judicial. A área fica a cerca de 40 quilômetros de Brasília.

De acordo com Edmar Tavares, integrante da coordenação do MST-DF, o grupo chegou ao local por volta das 2h desse domingo e permanecerá ao local até haver alguma negociação. “Há uma grande possibilidade desta área ser da Terracap [empresa pública do DF] e há uma série de irregularidades. Queremos a desocupação das terras para a reforma agrária. Ainda não fomos procurados para a negociação, só uma pessoa chegou ao local dizendo ser o dono da terra, mas não apresentou nenhuma documentação”, contou.

Segundo Tavares, há cerca de 400 pessoas na área ocupada. Já Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que acompanha, diz que são 50 as famílias acampadas no local. De acordo com a corporação, a ação segue tranquila até o momento e não há nenhuma operação especial na área ocupada pelo movimento, apenas patrulhamento diário local.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia