Por victor.duarte

São Paulo - Na última sexta-feira, o casal de biólogos Alexandre Zuntini e Elaine Françoso teve uma desagradável surpresa ao desembarcar de um voo internacional no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vindo da cidade de Dallas, nos EUA. O gato de apenas um ano, que traziam ao Brasil, desapareceu sem deixar vestígios.

Sem pistas do paradeiro do animal, os dois criaram uma página no Facebook – batizada de "Procurando Louis" – pedindo ajuda aos internautas e às autoridades para encontrá-lo. Com a repercussão do caso, que já gerou mais de 5 mil curtidas em apenas dois dias no ar na rede social, mas sem informações a respeito, passaram a oferecer, nesta quarta-feira, recompensa de R$ 5 mil para quem souber do gato.

A companhia aérea American Airlines, responsável pelo voo, não soube informar como ocorreu o desaparecimento do animal, que estava dentro de uma caixa de transportes encontrada vazia durante a aterrissagem do avião. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e afirmou estar "comprometida em resolver o caso o quanto antes".

Animal sumiu em voo da American Airlines%2C na sexta-feiraReprodução / Facebook

"O time da American no Aeroporto Internacional de Guarulhos já alertou o centro de comando, a equipe de rampa e o Serviço de Vigilância Agropecuária para auxiliar nas buscas, além de estar colaborando com uma empresa de rastreamento e resgate de animais. Pôsteres com fotos do animal e informações sobre a recompensa foram fixados nos arredores do aeroporto, que tem prestado atendimento necessário para ajudar a encontrar", disse em nota.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, por sua vez, afirmou que a responsabilidade pela carga dos voos é exclusivamente das companhias aéreas, ressaltando, no entanto, também estar comprometida em ajudar na localização do animal.

"O aeroporto não tem como colocar uma equipe inteira para procurar só este gato, mas o controle de fauna já é feito diariamente, até porque já entram na pista urubus, pombos, cachorros, capivaras, e esses bichos não podem ficar na pista, pois há risco de acidente", afirmou a assessoria de imprensa do grupo que administra o aeroporto.

A assessoria ressaltou ainda ter conseguido autorização para liberar uma área restrita do local, onde fica o pátio e a pista dos aviões, para que os donos tentem buscar o gato. Câmeras de segurança do aeroporto também serão checadas para averiguar se o animal de fato fugiu por ali ou durante o voo. "Caso o gato seja localizado, a companhia aérea fará a divulgação", resumiu.

Você pode gostar