Santa Catarina - A Polícia Civil de Santa Catarina (SC) entregou à Justiça, na última quarta-feira, o inquérito de investigação da mais recente série de atentados ocorridos no estado, iniciados em 26 de setembro. Ao todo, foram indiciadas 80 pessoas, além de 15 a 20 adolescentes envolvidos nos ataques. De acordo com a polícia, todos os indiciados têm passagem por prisões catarinenses ou de outras unidades federativas.
“Todos os mandantes deste inquérito policial foram identificados", disse o delegado Procópio Neto, responsável por presidir o inquérito, ainda não encerrado, em declaração divulgada pela Polícia Civil. “É um trabalho contínuo. Há outras investigações em andamento."
Na madrugada de quarta-feira houve um novo episódio de ataques em SC, com dois carros e um ônibus sendo incendiados. Com isso, subiu para 113 o número de ataques ocorridos no estado desde o final de setembro. O delegado, no entanto, afirma que houve um enfraquecimento das lideranças criminosas.
“Estes indiciamentos e as prisões do inquérito e dos outros feitos durante as outras ondas de ataques geraram uma fragmentação de lideranças. A organização criminosa não é mais coesa como antes, ela recebeu duros golpes, como será mais este”, disse ele.
Caso sejam condenados, os indiciados podem pegar penas que variam entre 10 e 20 anos de prisão.