Por tamara.coimbra

Mato Grosso do Sul - O poeta Manoel de Barros morreu nesta quinta-feira, aos 97 anos, informou a assessoria de imprensa do hospital Proncor, em Campo Grande (MS). Barros estava internado há duas semanas e, neste período, passou por uma cirurgia no intestino. De acordo com o boletim médico, o falecimento ocorreu às 8h05, por falência múltipla de órgãos. No dia 24 de outubro, o poeta passou por cirurgia por causa de obstrução intestinal.

Poeta Manoel de Barros morreu nesta quinta-feira em Campo GrandeDivulgação

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá (MT) em 1916, mas viveu por muitos anos em Corumbá (MS), até se mudar para Campo Grande, onde vivia atualmente. Sua vida acadêmica se deu no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito em 1941. Passou, também, temporadas em Nova Iorque, Paris, Itália e Portugal.

Em 74 anos de carreira o poeta teve 28 obras publicadas no Brasil, sendo a primeira delas em 1937 e a última em 2013. No exterior, foram três obras publicadas, em Portugal, França e Espanha.

Manoel de Barros recebeu ainda 13 prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti de Literatura por duas vezes, em 1989 e 2002. Em 2000, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.

Você pode gostar