ONS prevê alta em nível de represas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Expectativa é que as represas atinjam nível de 22,2% ao final de dezembro, com patamar operativo de 24,3%

Por victor.duarte

Brasília - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegarão ao fim de dezembro em um nível acima do registrado atualmente, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira.

A expectativa é que as represas atinjam ao final do próximo mês nível de 22,2%, com patamar operativo de 24,3%. Na quinta-feira, o nível estava em 15,18%. Para o Nordeste, a expectativa é de que as represas cheguem ao fim do mês a 21,3%, ante os cerca de 13% atuais.

Baixa nos reservatórios expôs bancos de areia%2C pedras e até lixo%2C deixando em risco o seu funcionamentoErnesto Carriço / Agência O Dia

O aumento no nível das represas pode ser explicado pela perspectiva favorável das chuvas. O ONS estima, para o Sudeste, chuvas em 90% da média histórica na próxima semana e a 107% da média histórica para o mês inteiro de dezembro.

Já a carga de energia deve subir 3,5% em dezembro ante mesmo mês do ano passado e o custo marginal de operação (CMO) médio do sistema deve ficar em 549,83 reais por MWh na semana entre 29 de novembro e 5 de dezembro.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia