Por victor.duarte
Brasília - O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quarta-feira mais uma denúncia do Ministério Público Federal relacionada ao inquérito oriundo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Com isso, também passam a ser réus no processo o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, o executivo Júlio Almeida Camargo, da empreiteira Toyo Setal, e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras e pagamento de propina a partidos e agentes políticos.
Ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró passa a ser réu no processoReuters

Na ação penal, Moro, responsável pelo inquérito da Lava Jato na primeira instância, também aceitou denúncia contra o doleiro Alberto Youssef, apontado como operador do esquema. Preso na carceragem da Polícia Federal desde março, quando foi deflagrada a primeira etapa da operação, Youssef já consta como réu em outras ações penais derivadas das investigações.

Os quatro são acusados de crime contra o sistema financeiro, além de lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção. Nesta terça-feira, Sérgio Moro abriu ação penal contra dez investigados ligados às empreiteiras Camargo Correa e UTC Engenharia. Com a abertura da ação de hoje, todos os 39 denunciados pelo Ministério Público Federal por envolvimento no esquema criminoso descoberto pela Operação Lava Jato se tornaram réus em ações penais oriundas da investigação.