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Professores da rede pública aprendem a identificar distúrbios psicológicos

Objetivo é que os profissionais de SP saibam como abordar os estudantes, ofereçam ajuda e indiquem o tratamento

Por victor.duarte

São Paulo - Professores da rede pública estadual de São Paulo aprendem a detectar sinais de distúrbios psicológicos nos alunos, como depressão, déficit de atenção, transtorno bipolar, por meio de um curso promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O projeto Cuca Legal já chegou às escolas da capital, de Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Taboão da Serra.

A proposta da secretaria é expandir a capacitação para todo o estado. Neste ano, 318 professores concluíram o curso, que é ministrado por psiquiatras, neurologistas e pedagogos. Em 2013, já haviam 90 capacitados.

Professores da rede pública de SP aprendem a identificar distúrbios psicológicosDivulgação

O objetivo é que os profissionais saibam como abordar os estudantes, ofereçam ajuda e indiquem o tratamento na rede de saúde. O curso é destinado ao professor como mediador, um educador que já atua na identificação de vulnerabilidades no ambiente escolar e ainda desenvolve ações de prevenção e mediação de conflitos, como bullying e indisciplina.

Segundo o coordenador do Sistema de Proteção Escolar da secretaria, Felippe Angeli, a ideia é trabalhar a saúde a partir de uma visão integral, incluindo orientação física e psíquica, e também retirar o estigma, muitas vezes associado a distúrbios psicológicos. “Estamos formando esses professores para que conheçam um pouco melhor a saúde mental e, caso identifiquem algum sinal que possa ocasionar problema, eles serão encaminhados para o serviço de saúde competente”, disse.

Em uma das etapas, por exemplo, os professores são estimulados a olhar com cuidado os alunos extremamente quietos. Os estudantes mais agitados costumam chamar a atenção facilmente, porém aqueles que falam pouco também podem ter algum conflito que não conseguem compartilhar.

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