Por victor.duarte
São Paulo - Os aplicativos para solicitar táxi estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. No entanto, muitas passageiras reclamam que estão sendo assediadas, ofendidas e até ameaçadas por alguns taxistas através de mensagens no celular.
De acordo com relatos, alguns taxistas conseguiram os contatos de passageiras em bancos de dados que seriam sigilosos e mandam mensagens com cantadas e até ameaças.

Uma vítima de São Paulo relatou que recebeu reclamações de um taxista cadastrado na EasyTaxi após cancelar uma corrida que havia solicitado devido à demora do motorista. Alguns usuários do serviço descrevem como "assustador" a facilidade de comunicação via chat online que os taxistas tem para mandar mensagens que não tem relação com o trabalho executado.

Usuários relatam situações constrangedoras que passaram após utilizarem apps de serviço de táxiReprodução

Em nota, a EasyTaxi esclareceu que "os motoristas cadastrados no aplicativo recebem todo o treinamento sobre as regras de segurança na plataforma" e que "condena qualquer uso do aplicativo que não esteja de acordo com o seu propósito e, conforme seu termo de uso, bloqueia os motoristas que não ajam em conformidade com as regras".

Publicidade
O crime
Assédio sexual é crime. O ato é definido por "constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função". Isso também vale para o meio virtual, como internet e celulares. A pena pode ir de 1 a 2 anos de detenção.
Publicidade
Os responsáveis pelos aplicativos defendem que, nestes casos, a vítima deve denunciar o taxista utilizando o próprio aplicativo, ou por outros meios como e-mail e telefone, e formalizar uma denúncia na delegacia.