Por victor.duarte
Brasília - Vigilantes do Distrito Federal (DF) iniciaram nesta quinta-feira uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, durante assembleia no Setor Bancário Sul. A categoria estima que aproximadamente 70% dos 24 mil trabalhadores tenham aderido ao movimento.
Diversas agências bancárias permanecem fechadas, porque, de acordo com a lei, bancos não podem oferecer atendimento sem a presença de um vigilante.
Publicidade
“O objetivo é parar 100%. Isso inclui órgãos federais, bancos, hospitais e UPAs [unidades de pronto-atendimento]”, informou Luiz Paulo Gomes, diretor do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal.
Segundo ele, o sindicato patronal apresentou proposta que não agradou aos vigilantes. Ela inclui um aumento salarial de 7%, a retirada de uma cláusula do acordo coletivo que garante estabilidade ao trabalhador afastado e a criação de um piso para a categoria.
Publicidade
Conforme o sindicalista, nova assembleia deve ser feita no fim da tarde de hoje para avaliar o primeiro dia da greve. “Se a proposta apresentada for decente, com certeza, a categoria votará a favor do fim da greve”, disse.