Por paulo.lima
São Paulo, SP - Mais de 1 milhão de moradores da região metropolitana de São Paulo estão a quase 24h sem o abastecimento de água, devido a queda de energia que atingiu uma fiação próximo à Estação Elevatória João XXIII, que abastece municípios da Grande São Paulo como Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes que ocorreu na quinta-feira.
A interrupção do abastecimento elétrico na estação começou às 4h de quinta-feira, quando uma árvore atingiu a fiação e obstruiu o abastecimento. A árvore só foi totalmente retirada às 23h e o conserto foi concluído às 2h50 de sexta-feira. Porém, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a normalização do serviço pode demorar de 24 a 48 horas.
Publicidade
Segundo a AES Eletropaulo, empresa que administra a distribuição de energia no estado, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou no local por volta das 12h, mas não conseguiu remover a árvore, que tinha entre 20 e 25 metros de altura. Uma outra equipe chegou ao local por volta das 17h30, quando começou a remoção.
Em nota, a Sabesp informa que os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra estão com o fornecimento totalmente interrompido. Já em Cotia, mais de 20 bairros foram afetados com a interrupção de energia. A capital, onde alguns bairros recebem água da estação João XXIII, também há falta de água em alguns bairros das zonas oeste e sul.