Mais de 1 milhão de moradores estão sem água na Grande São Paulo

Queda de uma árvore na fiação que abastece uma importante estação elevatória afeta abastecimento na região metropolitana

Por paulo.lima

São Paulo, SP - Mais de 1 milhão de moradores da região metropolitana de São Paulo estão a quase 24h sem o abastecimento de água, devido a queda de energia que atingiu uma fiação próximo à Estação Elevatória João XXIII, que abastece municípios da Grande São Paulo como Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes que ocorreu na quinta-feira.

A interrupção do abastecimento elétrico na estação começou às 4h de quinta-feira, quando uma árvore atingiu a fiação e obstruiu o abastecimento. A árvore só foi totalmente retirada às 23h e o conserto foi concluído às 2h50 de sexta-feira. Porém, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a normalização do serviço pode demorar de 24 a 48 horas.

Segundo a AES Eletropaulo, empresa que administra a distribuição de energia no estado, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou no local por volta das 12h, mas não conseguiu remover a árvore, que tinha entre 20 e 25 metros de altura. Uma outra equipe chegou ao local por volta das 17h30, quando começou a remoção.

Em nota, a Sabesp informa que os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra estão com o fornecimento totalmente interrompido. Já em Cotia, mais de 20 bairros foram afetados com a interrupção de energia. A capital, onde alguns bairros recebem água da estação João XXIII, também há falta de água em alguns bairros das zonas oeste e sul.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia