Por tamara.coimbra

Espírito Santo - Uma explosão no navio-plataforma da Petrobras deixou ao menos cinco mortos em Aracruz, no Espírito Santo. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) divulgou nota à imprensa afirmando que a operação da unidade responsável por armazenar e produzir petróleo e gás estava irregular.

A explosão aconteceu na última quarta-feira, por volta das 12h50. Em nota, a BW Offshore, empresa que opera a plataforma, a serviço da Petrobras para operar a plataforma, informou em nota que uma equipe de mergulhadores inicou a instalação de tampas nas caixas de mar. Segundo a empresa, a plataforma está estável, sem entrada de água.

Leia a nota na íntegra:

"Segue comunicado oficial da BW Offshore com informações atualizadas:

A BW Offshore informa que neste sábado, uma equipe de mergulhadores especializados iniciou a instalação de tampas nas caixas de mar. Depois dessa operação, que deve ser concluída nos próximos dias, começam os trabalhos de retirada da água interna.A empresa esclarece que a plataforma está estável, sem entrada de água. As buscas não foram interrompidas, pois as atividades executadas no momento são essenciais para a sua realização."

Bombeiros suspendem buscas a desaparecidos em navio-plataforma

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo suspendeu as buscas pelos trabalhadores desaparecidos no acidente em navio-plataforma Cidade São Mateus, ocorrido na última quarta-feira. O acidente causou a morte de cinco pessoas e feriu 20 operários.

Segundo informou neste sábado a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, à qual os bombeiros estão vinculados, a decisão foi tomada de comum acordo com a BW Offshore, porque alguns compartimentos do navio-plataforma estão cheios de água, o que atrapalha a continuidade do trabalho.

Reforçou, porém, que a busca pelos desaparecidos foi suspensa temporariamente devido a esse entendimento técnico com a BW Offshore, que é a operadora da plataforma, afretada pela Petrobras. De acordo com a repórter Alana Gandra da Agência Brasil, os bombeiros permanecem de prontidão e assim que a água for retirada pela equipe da BW, eles poderão retornar ao navio para dar seguimento ao trabalho. A assessoria da Secretaria de Segurança disse que a busca pode ser retomada a qualquer momento, embora não haja, por enquanto, nenhuma previsão.

Com informações do iG e da Agência Brasil

Você pode gostar