Por felipe.martins

São Paulo - "Naquele dia estraguei não só a minha vida, como a do meu irmão, a dos meus pais. Queria fazer diferente, mas não tenho como voltar atrás". Quase dez anos depois de conceder sua última entrevista, Suzane Von Richtofen voltou a falar publicamente sobre o duplo assassinato dos pais, Marísia e Manfred, planejado e executado por ela ao lado dos irmãos Cravinhos no dia 31 de outubro de 2002, o que a levou a ser condenada a 39 anos de prisão.

Desta vez falando ao "Programa do Gugu", em entrevista de mais de uma hora gravada em uma sala do Penitenciária Feminina do Tremembé, no interior de São Paulo, e exibida nesta quarta-feira (25) na TV Record, Suzane voltou a a afirmar ter arrependimento do crime, a exemplo do que já havia dito ao "Fantástico" pouco depois do crime. Agora, no entanto, não fugiu de sua responsabilidade no duplo homicídio: confessou, além de participado, ter premeditado o crime junto ao então namorado, Daniel, e o irmão dele, Cristian.

Gugu Liberato durante entrevista concedida por Suzane von Richthofen no Presídio de TremembéDivulgação

"Não foi na véspera [dos assassinatos] que tudo foi resolvido. Foi planejado [...], uma junção de ideias, os três bolaram. Acho que o Cristian conhecia menos da situação, mas tanto eu quanto o Daniel temos culpa nas mortes, sim", disse Richtofen, jovem de família abastada que chocou o Brasil ao ter sido descoberta como culpada pelos assassinatos dos pais. Ela justificou o crime como uma tentativa de ter a liberdade que tanto sonhava ao lado do então namorado, com o qual começou a se envolver quando tinha 14 anos.

"Minha casa era toda certinha, tinha hora de almoçar, de jantar, de dormir. Tudo era certinho. Era uma vida regradinha...E o Daniel me apresentou uma vida desregrada, em que podia tudo, e eu me encantei com isso. Conheci uma vida em que era livre. Hoje sei que era tudo mentira, porque para ter liberdade é preciso ter responsabilidade, saber das consequências. Mas lá atrás eu só queria viver aquela liberdade", conta a ex-estudante de Direito, hoje com 31 anos. "Se eu não tivesse conhecido os irmãos Cravinhos minha história seria diferente. Mas eu tive culpa e estou pagando por isso."

'Pais carinhosos'


Desde que ficou conhecida a participação da bonita jovem, loira e rica no duplo homicídio, teorias pipocaram a respeito da criação de Suzane. Abusos na infância, relacionamento difícil com os pais, problemas com diálogos. Mas, segundo a própria executora do plano, Manfred e Marísia eram pessoas boas, pais carinhosos, que sempre a apoiaram em suas escolhas.

Em diversos momentos da entrevista, Suzane afirmou sentir "saudades" dos pais, da família, da rotina. Disse ter lembranças doces da mãe, "uma pessoa presente, maravilhosa". Afirma que a relação com as vítimas era de carinho, de abraços.

"Estou pagando pelo que fiz até hoje. E não é só com cadeia", discursou ela. "Eu não tenho mais minha família, minha mãe...Se eu tivesse ela, com certeza ela viria aqui [ao presídio] todos os domingos para me visitar. Quando se está preso e vem a mãe e o para te ver é uma força maior. Quando não se tem não é fácil. E estou sofrendo com isso."

Audiência

Segundo dados prévios, a entrevista de Suzane ao Gugu atingiu por diversas vezes o primeiro lugar em audiência, derrotando a Globo, que exibia partida de futebol do campeonato regional. 

Você pode gostar