São Paulo - A namorada de Suzane von Richthofen, a detenta Sandra Regina Ruiz Gomes, mais conhecida como Sandrão, foi transferida para o regime semiaberto na noite desta quarta-feira. Ela cumprirá o resto da pena no Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde chegou por volta das 11h desta quinta, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Sandrão cumpria pena na penitenciária Dr. José Salgado, onde morava em uma cela com a companheira Suzane von Richthofen. A detenta foi beneficiada com a progressão da pena e poderá trabalhar durante o dia e voltar para a penitenciária a noite. A unidade para qual ela foi transferida tem capacidade para 75 detentas, mas atualmente abriga 153.
Suzane também foi beneficiada com o regime semiaberto no final do ano passado, mas como a penitenciária feminina de Tremembé não tem ala para detentas em regime semiaberto, ela não aceitou ser transferida alegando temer pela própria segurança.
A companheira de Suzane foi condenada a 24 anos por sequestro seguido de morte. Ela chegou a receber direito ao semiaberto em 2010, mas o perdeu após ter agredido um agente penitenciário.
As duas assumiram o relacionamento no ano passado, quando passaram a dividir uma cela na penitenciária. Antes de Suzane, a detenta Sandra namorava Elize Matsunaga, acusada pelo assassinato do marido, o empresário Marcos Matsunaga, então diretor executivo da Yoki. Elize também cumpre pena na unidade.
Em entrevista ao programa do Gugu, da rede Record, no mês passado, Suzane disse que o relacionamento não acabará com a mudança de penitenciária.
"Mesmo que uma das duas vá para o semiaberto, o relacionamento continua. A gente está planejando uma vida juntas, fazer algo para o nosso futuro, continuar a relação fora daqui", afirmou Richtofen. "Temos uma relação de companheirismo, cumplicidade, lealdade, confiança [...]. A Sandra é extremamente leal, fiel a si própria, ao que acredita", afirmou na ocasião.