São Paulo - Os casos de dengue aumentam no estado de São Paulo, chamando a atenção dos gestores públicos, e nesta quarta-feira a prefeitura de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, decretou epidemia de dengue na cidade. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, neste ano foram registrados 762 casos de dengue, dos quais 615 contraídos no próprio município e 147 importados. A última epidemia da doença no município foi em 2011.
Nesta terça, a prefeitura de Birigui confirmou que no dia 7 de março houve a primeira morte do ano, no município, provocada por dengue. A vítima, de 85 anos, apresentava outras doenças crônicas, como pneumonia, o que o colocava em grupo de risco. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o paciente foi hospitalizado no dia 2 de março, com quadro grave de pneumonia e febre, e depois de cinco dias internado faleceu.

Em Campinas, a Secretaria de Saúde informou que até o dia 16, foram confirmados 1.697 casos de dengue no município, com a morte de um homem de 78 anos. Do total, 823 pessoas contraíram a doença em janeiro, 839 em fevereiro e 35 em março. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem 5.050 casos em observação e 2.475 casos com suspeita de dengue foram descartados após exames de sorologia.
Segundo dados divulgados na semana passada, pela Secretaria Municipal de São Paulo, foram confirmados 2.438 casos de dengue na capital paulista, de 4 de janeiro a 28 de fevereiro. São 1.883 casos autóctones – contraídos no próprio município – e 555 importados. A quantidade é quase três vezes mais do que no mesmo período do ano passado.