São Paulo - A Prefeitura de São Paulo retirou, nesta quarta-feira, barracos erguidos por dependentes químicos e traficantes na praça Julio Prestes, na Luz, região central da cidade. Cerca de 500 pessoas estavam no local conhecido como fluxo ou favelinha da Cracolândia.
Segundo a prefeitura, traficantes usavam as lonas para escapar do monitoramento por imagem da região. Não é a primeira vez que a prefeitura retira os barracos do local. O início da operação de Braços Abertos, que prevê hospedagem em hoteis da região e emprego para usuários, no começo do ano passado, foi marcado pela limpeza do local e retirada da favelinha.
Desta vez, diz a prefeitura, os usuários foram informados de que os barracos na rua não seriam mais tolerados. Cerca de 100 pessoas foram cadastradas e encaminhadas para vagas em hotéis na região, com inserção no programa Braços Abertos.
A prefeitura estima que cerca de 200 pessoas dispersaram com o início da operação na manhã desta quarta-feira. O restante se instalou na rua Dino Bueno.
Segundo a administração municipal, obras de revitalização, como ampliação, colocação de bancos e floreiras, foram realizadas nas calçadas das ruas Helvétia e Cleveland, além da praça Julio Prestes.