Por karilayn.areias

Curitiba - Professores da rede de ensino do Paraná participam na manhã de caminhada pelas ruas de Curitiba. O intuito do ato é protestar contra a violência policial. Em 29 de abril, policiais militares usaram bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes que tentavam entrar na Assembleia Legislativa. Pelo menos 170 manifestantes, na maioria professores, e 20 policiais ficaram feridos no episódio. Os professores protestavam contra o projeto - sancionado pelo governo do Paraná no dia seguinte - que alterou as regras de aposentaria dos servidores estaduais.

Os manifestantes planejam caminhar da Praça 29 de Dezembro até o Centro Cívico, sede do governo estadual. Os professores paranaenses estão em greve desde 25 de abril. Eles reivindicam reajuste salarial, novo concurso público e melhores condições de trabalho. Os professores pedem 13,1% de reajuste e o pagamento retroativo à data-base. Está prevista para o fim da manhã de hoje uma reunião dos professores com representantes do governo para discutir as reivindicações. Às 14h30, está prevista assembleia da categoria para decidir se prosseguem com a greve.

A caminhada foi convocada pelas redes sociais. O Sindicato de Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) estima que pelo menos 15 mil manifestantes devem participar do ato.

Você pode gostar