Paraná - Um vídeo postado nesta semana por um chef francês no Facebook acabou viralizando na rede social e dividindo opiniões dos internautas. Durante 12 minutos David Eddy Louis, responsável pelo Bistrot do David, localizado em Curitiba, desabafa e rebate críticas de um cliente feitas no site de avaliação TripAdvisor.
O vídeo chegou a ser apagado do Facebook, devido à repercussão. Mas foi publicado novamente neste sábado. Até as 13h20 deste domingo, a gravação, postada na página do estabelecimento, já tinha mais de 4 mil visualizações, 463 curtidas e 40 compartilhamentos. Além disso, há centenas de comentários, a grande maioria apoiando a atitude.
O vídeo do desabafo, esta voltando, porque simplesmente...foi um sucesso internacional, professional e pessoal...e depois de todas minhas caixas de entrada estarem lotadas pedindo... Que a terra trema de novo... Abraco grande do chef David
Posted by Bistrot do David e da Giovana on Sábado, 30 de maio de 2015
No vídeo, David mostra um folha de papel impressa com a avaliação negativa. No comentário, o cliente chama o bistrot de "péssimo lugar" e "lamentável", diz que o cardápio é reduzido, que o pão é velho e que recebeu taças quebradas.
Com ironia e fazendo caras e bocas, o chef rebateu as críticas e chama o internauta de “ignorante” e “cliente bos@#$%”.
“Hoje é um dia de desabafo, mas eu quero que vocês entendam. Os nossos estabelecimentos tentam agradar todo mundo, mas é uma questão de casamento, alguns vão casar com umas, outros com outras, porque não combinam. Restaurante é a mesma coisa. Se você não gosta, já na entrada. Quer uma dica? Já sai, você não vai gostar”, afirma o chef.
No final do vídeo, David manda um "abraço" para o cliente que fez a avaliação. “Você estava no lugar errado e mexeu com a pessoa errada. Então, seu bos@#$%, com muita alegria, muito respeito, nunca mais passe o portão desse meu restaurante, senão eu saberei como te receber também. Um abraço, beijo.”
Ao todo, o bistrot possui 289 avaliações e foi condecorado com um "Certificado de Excelência". Das avaliações, 166 consideram o local excelente – a pontuação máxima –, enquanto apenas 25 classificaram o estabelecimento como horrível – a pontuação mínima.