Por clarissa.sardenberg

Rio - A campanha da empresa de cosméticos "O Boticário" para o Dia dos Namorados causou furor na web por quebrar um padrão e incluir casais homoafetivos na propaganda. A empresa foi bombardeada com comentários homofóbicos nas redes sociais. No canal YouTube, acabou se instalando uma espécie de "competição" para ver se o vídeo ganhava mais "likes" ou "dislikes" após alguns usuários sugerirem um boicote à propaganda. Na tarde desta terça-feira, por volta das 14:45, os "likes" ultrapassaram os "dislikes", com número de 148.568 contra 146.018.

Internautas até mesmo escreveram no site "Reclame Aqui" pedindo a retirada da propaganda, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, do ar. "O Boticário" se posicionou e respondeu uma internauta dizendo que incentiva "as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual."

Alguns internautas ficaram ofendidos com propaganda do Dia dos Namorados do 'Boticário' Reprodução Youtube

"Comercial apelativo, tendencioso e desrespeitoso", publicou um internauta. "Farei, se possível, mil reclamações sobre o mesmo. Eu, minha família e amigos boicotaremos essa empresa. Respeito ao próximo sim, imposição apelativa, não!", continuou. "Querem mostrar toda a forma de amor? Então aproveitem e mostrem a zoofilia!", completou.

Um usuário resolveu mostrar com ironia como se sentia a respeito da situação e publicou um texto que invertia a lógica do preconceito. "Fiquei pasmo em ver total desrespeito com as famílias do país tendo casais heterossexuais demonstrando afeto/ amor em canal aberto", disse.

"Acho que isso não deveria ser veiculado em nenhum horário e não sei o que fazer quando estou com meu noivo e aparece o comercial", continuou. "Não tenho nenhum problema contra homossexuais e acho que devam encontrar a compreensão em Deus, aliás ame ao próximo como a si mesmo. Porém, não gostaria que minha família visse essas cenas.", afirmou o rapaz.

No Facebook, há relatos de que uma mensagem circulou por WhatsApp pedindo que todos os que se sentiram ofendidos com a propaganda aceitassem o vídeo no perfil da marca no YouTube para em seguida dar "dislike", reprovando o conteúdo da publicação.

Em nota, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), informou que abriu processo para julgar a propaganda por ter recebido queixas de que a peça 'viola valores da família tradicional'. Ainda não há uma data definida para o julgamento, segundo o órgão

No Twitter, usuários se manifestaram a favor da diversidade, entre eles a cantora Daniela Mercury:

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