Rio - A campanha da empresa de cosméticos "O Boticário" para o Dia dos Namorados causou furor na web por quebrar um padrão e incluir casais homoafetivos na propaganda. A empresa foi bombardeada com comentários homofóbicos nas redes sociais. No canal YouTube, acabou se instalando uma espécie de "competição" para ver se o vídeo ganhava mais "likes" ou "dislikes" após alguns usuários sugerirem um boicote à propaganda. Na tarde desta terça-feira, por volta das 14:45, os "likes" ultrapassaram os "dislikes", com número de 148.568 contra 146.018.
Internautas até mesmo escreveram no site "Reclame Aqui" pedindo a retirada da propaganda, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, do ar. "O Boticário" se posicionou e respondeu uma internauta dizendo que incentiva "as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual."
"Comercial apelativo, tendencioso e desrespeitoso", publicou um internauta. "Farei, se possível, mil reclamações sobre o mesmo. Eu, minha família e amigos boicotaremos essa empresa. Respeito ao próximo sim, imposição apelativa, não!", continuou. "Querem mostrar toda a forma de amor? Então aproveitem e mostrem a zoofilia!", completou.
Um usuário resolveu mostrar com ironia como se sentia a respeito da situação e publicou um texto que invertia a lógica do preconceito. "Fiquei pasmo em ver total desrespeito com as famílias do país tendo casais heterossexuais demonstrando afeto/ amor em canal aberto", disse.
"Acho que isso não deveria ser veiculado em nenhum horário e não sei o que fazer quando estou com meu noivo e aparece o comercial", continuou. "Não tenho nenhum problema contra homossexuais e acho que devam encontrar a compreensão em Deus, aliás ame ao próximo como a si mesmo. Porém, não gostaria que minha família visse essas cenas.", afirmou o rapaz.
No Facebook, há relatos de que uma mensagem circulou por WhatsApp pedindo que todos os que se sentiram ofendidos com a propaganda aceitassem o vídeo no perfil da marca no YouTube para em seguida dar "dislike", reprovando o conteúdo da publicação.
Em nota, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), informou que abriu processo para julgar a propaganda por ter recebido queixas de que a peça 'viola valores da família tradicional'. Ainda não há uma data definida para o julgamento, segundo o órgão
No Twitter, usuários se manifestaram a favor da diversidade, entre eles a cantora Daniela Mercury:
Meus fãs inteligentes e corajosos!Vão ao YouTube, no vídeo do comercial do Boticário do dia dos namorados e escrevam mensagens de amor.
— Daniela Mercury (@danielamercury) 2 junho 2015
- meu filho nunca mais vai suar os perfume da boticario deus me livre ele vira gay - senhora seu filho usa o fantasy da britney spears
— guilhermer (@guirelherm) 2 junho 2015
Adoreiii o comercial da Boticário em relação ao dia dos namorados. 2015 e a gente ainda tem que lidar com esse preconceito ridiculo.
— Ruana Kely (@ruana_kely) 2 junho 2015
Os idiotas fizeram até mutirão pra dá deslike no video do Dia dos Namorados do Boticário mas não deu muito certo, tô rindo e não é pouco.
— Juliete (@Juliietedias) 2 junho 2015
o comercial do boticario so evidencia que sao CASAIS porque a propaganda eh referente ao dia dos namorados porque as pessoas SO se abraçam
— saturno (@sadbutsaturno) 2 junho 2015