Por tamara.coimbra

São Paulo - Uma síndica de um prédio com 101 apartamentos e salas comerciais será investigada pela polícia por suspeita de furto de água. De acordo com os agentes, o que chamou a atenção foi consumo abaixo da média. Segundo a investigação, o mecanismo que permitia a fraude estava escondido atrás de uma porta de aço, no subsolo do edifício.

Síndica colocou uma peça que desviava uma quantidade de água do hidrômetroReprodução TV Globo

Na ocasião, uma peça foi instalada no cano por onde a água chegava da rua para o hidrômetro, entretanto o objeto permitia que 900 mil litros fossem desviados todos os meses. A Sabesp chegou até o condomínio após uma denúncia anônima.

Como a água era desviada, a conta ficava mais baixa. Nas contas de agosto de 2013, a Sabesp apresenta que nos quatro blocos do condomínio o valor cobrado foi de R$ 15.329. Entretanto, os moradores relatam que também vinham sendo enganados. O balancete do mesmo mês apresentado pela administração mostra que o gasto foi de R$ 33.075.

A Sabesp desativou a peça que prejudica o cálculo do consumo e agora toda a água passa pelo hidrômetro. A empresa informou que apenas no primeiro trimestre deste ano forma identificadas quase 3,8 mil fraudes na capital paulista.

Você pode gostar