São Paulo - A dificuldade em encontrar presentes personalizados, que fugissem ao padrão dos tipicamente encontrados no varejo tradicional, serviu de motivação para que o casal Julia Sanches e Thiago Speranzini decidisse ampliar a parceria na vida pessoal para o mundo dos negócios. No ar desde janeiro de 2013, a loja virtual Found it! oferece opções para quem, assim como o jovem casal, busca opções de produtos inusitados para as mais diversas ocasiões e tipos de pessoas.
Colegas de escola durante a infância, em 2009 Julia e Thiago se reencontraram e iniciaram o namoro. Logo a sinergia de interesses e o gosto por trocar presentes inusitados fez com que o instinto empreendedor dos dois aflorasse. Não demorou para que, em conjunto, eles começassem a esboçar a ideia que deu origem à Found It!, voltada exatamente para quem, como eles, sempre encontrou dificuldades na busca por presentes com toques de originalidade.

“Percebemos que esse mercado de presentes era carente, e resolvemos investir”, conta Julia. “Sempre achei que iria empreender. Mas quando estivesse com uns 40 anos, casada e com filhos. Já o Thiago tinha o sonho de empreender desde a sua adolescência, incentivado pelo colégio em que estudou na Europa”, completa. Incentivada pelo companheiro, contudo, ela viu seus objetivos tomarem forma muito antes da meta estabelecida.
Para transformar a ideia inovadora em um negócio real, a dupla iniciou um processo de pesquisa de mercado e definição do business plan. Economista, Thiago abandonou seu emprego em uma consultoria para mergulhar no processo de abertura e implantação da startup. Seis meses depois, Julia, que é administradora, também deixou seu cargo em uma grande indústria de embalagens.
“Nesse momento já tínhamos certeza de que o projeto iria para o ar. Esta decisão então, apesar de sempre ser difícil, se tornou mais tranquila. Estávamos bem seguros do que estávamos fazendo, já tínhamos bem definidos os objetivos e estratégia do negócio”, conta Thiago. Ao todo, o casal levou um ano planejando a entrada da empresa no mercado e investiu R$ 100 mil, oriundos de recursos próprios.
União a toda prova
Sempre juntos, quando se trata de convivência os empreendedores garantem que tem qualidades complementares. De acordo com Julia, Thiago é mais analítico e estratégico. Já ela, de acordo com Thiago, é quem gosta de “colocar a mão na massa” e resolver os problemas.
No cotidiano da empresa, eles se dividem em tarefas complementares. Ela cuida do marketing e comercial. Ele do financeiro e novos negócios. “Um respeita e confia muito no papel do outro na empresa, e isso contribui para que não tenhamos grandes discussões. As brigas acontecem, mas no nosso caso são raríssimas”, comenta Thiago.
E para que o trabalho não interfira na relação pessoal, eles criaram uma estratégia própria para manter o equilíbrio. “Desde o começo, temos um trato de ao menos uma vez por semana fazermos um programa a dois. Seja cinema, jantar ou esportes”, afirma Julia. Além disso, a convivência com a família e amigos é outro ponto importante para ambos.“Procuramos estar nos finais de semana com amigos e família para conversarmos sobre outros assuntos”,afirma.
Sorte no amor e nos negócios
Saber separar o cotidiano no trabalho das emoções é apenas um dos trunfos do casal. O sucesso do modelo de comércio desenvolvido por Julia e Thiago está diretamente ligado à paixão dos dois pelo formato de serviço e atendimento personalizado idealizado por eles. Além de opções variadas de produtos, o site proporciona assessoria de presentes baseado em informações sobre o perfil do presenteado, idade, sexo e outros detalhes, que podem ser enviados a partir de um formulário. A consultoria também pode ser feita por meio do whatsapp.

Esse trabalho de aproximação com os compradores feito pela equipe de vendas do Found It! provou ser um diferencial competitivo e garante um volume mensal médio de 200 pedidos. Em datas comemorativas este número chega a ser três vezes maior. Adicionalmente, o site oferece a opção “Last minute”, de entrega de produtos em um prazo de até 4 horas para alguns bairros de São Paulo.
“A loja se destaca desde a curadoria de presentes, escolhendo as melhores marcas e criando produtos únicos, passando pelo serviço de atendimento próximo ao cliente, com a assessoria de presentes e finalizando com uma entrega com qualidade e rapidez, atendendo um público que sempre têm demandas de última hora”, diz Thiago.
Com 48 fornecedores e 600 produtos disponíveis no site, a empresa busca se tornar referência na arte de presentear. Hoje, aos 28 anos, os empreendedores comemoram os retornos positivos do e-commerce, cujo faturamento deve bater a marca dos R$ 800 mil em 2015. Os resultados sólidos dessa parceria também se refletem nos planos amorosos: em 2016 Julia e Thiago subirão ao altar para formalizar a união.
E para os próximos 5 anos a expectativa é de um crescimento agressivo. “Tivemos um aporte de investidores no início deste ano. Para este período a estratégia passará por atender clientes de todo o Brasil com a qualidade e velocidade com que atendemos nossos clientes de São Paulo. Também temos foco em aumentar cada vez mais o número de parceiros para oferecer um mix ainda maior de gifts, sempre com cuidado extremo na qualidade”, reforça Thiago.
Reportagem de Paula Mor