Roraima - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta segunda-feira uma tonelada de cebola e 900 litros de gasolina que foram contrabandeados da Venezuela. Segundo a Rede Amazônica, dois veículos de passeio que carregavam os produtos passaram por uma equipe durante a fiscalização na BR-174, que liga o Brasil à Venezuela. Ninguém foi preso.
Segundo a PRF, os condutores receberam ordem para parar os veículos, mas não obedeceram. Os policiais iniciaram um acompanhamento pela BR, no sentido Venezuela - Boa Vista.
Ainda segundo a polícia, os veículos pararam quilômetros depois, e os motoristas fugiram do local. Buscas foram realizadas pelas redondezas, mas os indivíduos não foram encontrados. Os carros e a gasolina apreendida foram levados para Receita Federal, e a cebola à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).
A cebola venezuelana pode causar doenças. A PRF ainda alerta que, por ser um produto não certificado, a cebola venezuelana pode trazer doenças e pragas aos consumidores brasileiros, pois existem mais de 66 pragas circundado a Venezuela e a Guiana Inglesa, países que fazem fronteira com Roraima. A prática também prejudica os produtores rurais que trabalham segundo às normas de fiscalização ambiental.