Por bianca.lobianco

Rio - Após o roqueiro Tico Santa Cruz ter respondido as perguntas dos fãs sobre o atual cenário econômico do Brasil, onde ele afirma em um vídeo que o país não está em uma crise tão grave como muitos economistas estão enfatizando, a economista Renata Barreto enviou um texto direcionado ao cantor comentando o motivo de o país estar afundando.

No texto escrito em 27 de julho, Renata usa um tom debochado e chama o cantor de "Tiquinho", em seguida ela começa a destrinchar as razões pelas quais o país está em crise e critica o governo de Lula e Dilma, quando explica que por conta de um "política populista implantada, o Brasil ganhou uma conta alta para pagar no futuro". "E esse futuro chegou", diz ela.

A economista Renata Barreto chamou Tico de acéfalo e afirmou que ele tem mania de conspiraçãoReprodução Internet

O texto segue com uma série de ataques: "Não precisa ser economista querido, precisa ter o mínimo de massa encefálica, coisa que lhe falta, aparentemente, tanto quanto uma boa música". "A minha parte favorita é quando você diz que muitos economistas preveem aumento de juros, de taxas e que NADA efetivamente aconteceu. Aí eu levo minhas mãos à cabeça e fico imaginando que espécie de sinapses você faz com os neurônios que lhe sobraram".

Após mais explicações do cenário de crise, ela termina o texto dizendo que Tico tem mania de conspiração. "Sua sensação é de que a crise é apenas um sentimento plantado por pessoas que queiram ver o país desestabilizado financeiramente e emocionalmente e que isso sim seria o responsável por nos levar à verdadeira crise, pois o medo desta é o que realmente faz que ela aconteça. Agora o problema é psicológico? Quanta criatividade para uma teoria da conspiração. Que gente é essa que está interessada numa grave crise? Quem quer ver o país perdendo valor, retraindo, perdendo cada vez mais credibilidade, empregos, poder de compra? Que setores são esses que você fala que ganham com crises e podem “voltar à cena??”. Que raio de pessoas são essas que ganham com o medo? E mais, como eles conseguem dominar todos os canais de notícias, inclusive internacionais? Que brilhante conclusão!!!".

Tico Santa Cruz rebate ataque de economista no FacebookReprodução Internet

Na madrugada desta quinta-feira, oito dias depois do ocorrido, o cantor decidiu responder à economista. "Ao contrário de você, serei gentil e respeitoso em minha colocação, já que além de tudo, fui eu o responsável pela sua fama repentina. Primeiro quero ressaltar que o seu texto é de fato muito bem escrito, uma pena que você tenha usado de uma linguagem de deboche e falta de respeito. Por outro lado você não faria sucesso algum nesse mercado do ódio que se tornou a internet, se não usasse a forma de expressar que essas pessoas sedentas por sangue entendem e assimilam de maneira simples".

Tico afirma que as pessoas não se interessaram pelo que ela falou e, sim, pelo clima de combate que o texto de Renata causou nas redes sociais. Ele finaliza o texto dizendo que a economista conseguiu os seus seis minutos de fama e afirma que ela se comporta de uma forma na TV, e de outra forma no Facebook.

"Então quero deixar meus parabéns e dizer que se da próxima vez quiser expor a situação com um pouco mais de respeito e menos prepotência, que minha página está a sua disposição. Lembre-se… essa fama é passageira, do mesmo jeito que eles lhe exploraram para me atingir, irão lhe esquecer ou não...".

Oito horas depois, a economista escreveu uma tréplica ao cantor onde ela diz que seu texto não foi escrito por uma economista e, sim, por uma pessoa que se indignou com "tanta besteira" que foi falada". Sobre a questão de Renata ter usado um tom de deboche, ela lembra que Tico fez pior quando ameaçou um produtor de não sair vivo de um show.

"Para mim, Tico, falta de respeito é olhar nos olhos de um pai de família que ganha um salário mínimo e lhe dizer que não se preocupe, pois o que ele vive hoje é apenas fruto de especulação da grande imprensa. Para mim, deboche é dizer para seus seguidores que houve previsões feitas e que nada efetivamente aconteceu, quando na verdade já estamos numa situação bastante delicada em diversos âmbitos. Falta de educação é querer tapar o sol com a peneira e dizer que está tudo bem, pois já estivemos piores. Esse é o mesmo discurso que o governo adotou, negando a crise o quanto pôde, atribuindo nossos resultados apenas à crise internacional e comparando números entre governos sem levar em consideração conjuntura macroeconômica de cada período e situação anterior. Basicamente fez seus eleitores de idiotas. Prometeram milhões de coisas e fizeram tudo absolutamente ao contrário. Não admitiram seus erros a tempo e por isso nossa situação chegou a este ponto. É por isso que, ao negar os fatos, me sinto desrespeitada como cidadã e acho que é fundamental, falarmos a verdade. Vamos ser realistas?? É assim que se constroem opiniões embasadas e consistentes".

Renata tambéma alerta o cantor sobre a responsabilidade de passar informação errada a seus seguidores e ele tomarem isso como verdade absoluta.

"Estou preocupada, na verdade, que a fama que você tem, assim como a de tantos outros, faz com que sua opinião forme o pensamento de muitas pessoas, que não se dão ao trabalho de questionar se isso realmente faz sentido. Ao ignorar a realidade e passar informações erradas adiante, você não está ajudando ninguém, como pode achar que está. Está alienando cada vez mais pessoas que, em sua maioria, já não tem acesso à informação e conhecimento como deveriam".

Confira os textos na íntegra: 


Fiquei tão indignada com um texto merda do Tico Santa Cruz ontem, que resolvi responder. Não importa quem vai ler ou...

Posted by Renata Barreto on Sexta, 24 de julho de 2015

Renata Barreto ( a economista ) ao contrário de você, serei gentil e respeitoso em minha colocação, já que além de...

Posted by Tico Santa Cruz on Quarta, 5 de agosto de 2015

Bom dia, já com textão. Tréplica ao Tico, que finalmente resolveu me responder, colocando um vídeo meu falando da inflaç...

Posted by Renata Barreto on Quinta, 6 de agosto de 2015
Você pode gostar