Por gabriela.mattos

Brasília - Uma das atuais preocupações dos brasileiros é relacionada a um possível racionamento de energia no país. No entanto, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, enfatizou que a situação dos reservatórios do Brasil é muito melhor que a do ano passado. Ele participou nesta quarta-feira do Brazil Windpower, um debate sobre energia eólica no Rio de Janeiro.

Segundo Chipp, os reservatórios estão com 34,4% de armazenamento neste início de setembro e a transição do período úmido será em outubro. Ele afirma que a influência do El Niño favorece as previsões.

“Há uma previsão de que essas chuvas gradativamente aumentem e vão chegar a atingir a região do sul de Minas, onde estão as principais bacias”, afirmou. “2015 não é mais preocupante”, acrescentou.

O diretor também descartou qualquer possibilidade de racionamento de energia. “Estamos bem. Sem risco de racionamento. Risco zero atualmente independentemente de cálculo, só olhando a vazão e o nível de armazenamento”, afirmou.

Você pode gostar