Por gabriela.mattos

Brasília - Em sessão no início da noite desta quarta-feira, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram, de forma unânime, as contas de 2014 da presidenta Dilma Rousseff. Relator do processo, o ministro Augusto Nardes fez a leitura do relatório sugerindo a rejeição e os outros ministros seguiram o parecer. Agora, parecer do TCU será encaminhado ao Congresso Nacional, que dará a palavra final sobre o assunto.

VEJA MAIS

Supremo nega pedido para suspender julgamento das contas de Dilma

Decisão foi tomada por causa das irregularidades encontradas nas contas, chamadas "pedaladas fiscais". Os ministros entenderam que não estavam em condições para serem aprovadas pelo tribunal. Segundo o relator, ao adotar manobras na apresentação das contas, o governo desrespeitou a Constituição e princípios legais da Administração Pública Federal.

Durante a exposição de seu voto, Nardes enfatizu que houve uma política expansiva de gastos "sem sustentabilidade fiscal e transparência". "Nessa esteira, entende-se que os atos foram praticados de forma a evidenciar uma situação fiscal incompatível com a realidade", afirmou.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que os órgãos técnicos e jurídicos do governo federal têm a plena convicção de que não existem motivos legais para a rejeição das contas. Além disso, a secretaria afirmou que "entendem ser indevida a pretensão de penalização de ações administrativas que visaram a manutenção de programas sociais fundamentais para o povo brasileiro, tais como Bolsa Família, Minha Casa Minha vida. Também entendem não ser correto considerar como ilícitas ações administrativas realizadas em consonância com o que era julgado, à época, adequado pelo Tribunal de Contas da União".

Você pode gostar