Por felipe.martins

Rio - O Círio de Nazaré reuniu mais de 2 milhões de pessoas neste domingo, em Belém, de acordo com a organização do evento. A romaria ocorre todo segundo domingo de outubro e é considerada a maior procissão católica do país.Durante as cinco horas de procissão, paraenses e devotos, brasileiros e estrangeiros, pagaram promessas e prestaram homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, considerada padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.

A imagem da santa partiu da Catedral de Belém, no Largo da Sé, às 6h30, após missa celebrada pelo Arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que começou por volta das 5h. O percurso, de 3,6 quilômetros, foi concluído por volta das 11h30, quando a imagem chegou à Praça Santuário. Cerca de 7 mil pessoas conduziram a Corda do Círio, que puxa a berlinda com a imagem de Nossa Senhora.

As ruas da capital paraense foram tomadas por devotos%2C que prestaram homenagens à Nossa Senhora de NazaréAgência Brasil

A Corda do Círio, um grande símbolo da festa, tem 400 metros, pesa cerca de 600kg e é disputada centímetro por centímetro pelos fiéis. A procissão foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

Pelo Twitter, a presidenta Dilma Rousseff saudou os fiéis e disse que é “sempre comovente” assistir à manifestação de fé e alegria dos milhões de brasileiros que acompanham a procissão em Belém.

Você pode gostar