Por clarissa.sardenberg

Rio - A Procuradoria Geral da República (PGR) recebeu da Suíça cópias do passaporte, assinatura e dados pessoais do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que comprovam contas bancárias do deputado, de sua filha e sua mulher no país europeu. Segundo a PGR, os documentos mostram que Cunha é beneficiário das contas. A TV Globo teve acesso aos documentos.

Passaporte e visto de Eduardo Cunha enviados ao Brasil pela Suíça Reprodução TV Globo

Investigações apontam que o dinheiro repassado a contas bancárias de Cunha e família na Suíça nos últimos anos foi de cerca de R$ 23,8 milhões — US$ 4.831.711,44 e 1.311.700 francos suíços.

Ao todo, 35 arquivos foram enviados a Justiça brasileira, incluindo passaporte e visto norte-americanos com dados de Cunha e o endereço dele em um condomínio luxuoso da Barra da Tijuca.

Uma das contas está em nome da offshore escocesa Triumph, com uma cópia do passaporte de Cunha. Segundo o Ministério Público, a empresa com sede em Edimburgo, na Escócia, é utilizada por Cunha para custódia, administração de bens, interesses e dinheiro.

Existe também um documento, com assinatura semelhante a do presidente da Câmara, que autoriza investimentos vinculados à conta. Para que as correspondências não fossem enviadas ao Brasil, Cunha alegou ao banco suíço Julius Baer que os serviços postais do Brasil não são seguros. Ele pediu que as correspondências relativas à conta da offshore Orion fossem enviadas para um endereço em Nova York, nos Estados Unidos. Eduardo Cunha aparece identificado como beneficiário da conta.

Você pode gostar