Coluna Esplanada: Desenterro dos ossos

Juíza determina resgate de corpos de guerrilheiros mortos na década de 70 durante a Ditadura Militar

Por thiago.antunes

Rio - A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, determinou que o MP Federal e a PF realizem novas expedições à região do Araguaia (TO) para resgatar os corpos de dois guerrilheiros mortos na década de 70. É caso histórico.

A revelação da localização das covas foi feita pelo Major Curió, o algoz da Guerrilha na ditadura, em depoimento sigiloso e inédito na última quarta-feira, e revelada pelo DIA na edição de sexta-feira. Os parentes estão aliviados. Após 40 anos, vão velar Antônio Theodoro Castro, codinome Raul, e Cilon Cunha Brun, o Simão.

Desenterro 2

A juíza ordenou que PF abra inquérito para apurar sumiço de ossos de ex-guerrilheiros, em caixas que transitaram pela UnB, IML e Ministério da Justiça em Brasília.

De quem sabe

Ao visitar o filho na cadeia em Curitiba, há dias, Emílio Odebrecht brincou com Marcelo ao vê-lo menos abatido: “Lá fora você daria mais trabalho do que aqui dentro”.

Cobrando o dízimo

O senador Crivella levou líderes das maiores igrejas evangélicas à presidenta Dilma. Dias depois, ouviu do gaiato ministro da Fazenda: ‘Dai a Cesar o que é de Cesar’.

Ministro do Inca

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitará o Instituto Nacional do Câncer dentro de duas semanas. Vai se reunir com especialistas a convite do deputado Leonardo Picciani.

Cotado para vice

O governador de Goiás (PSDB), Marconi Perillo, estuda propostas de filiação do PSD, PR e PP. O assédio cresceu com rumores de que ele será o vice de Aécio Neves em eventual candidatura do tucano em 2018. Em outro partido, sua cotação sobe — e os tucanos ganham tempo de TV e mais palanques estaduais.

Olho grande nos royalties

O Planalto está de olho em parte da bolada. Joaquim Levy pediu ‘mais tempo’ para dar ‘olhada técnica’ na Resolução 15/15 do Senado, de Crivella e Rose de Freitas (PMDB-ES), que autorizou venda antecipada dos royalties de petróleo para o banco Chase Manhattan. Serão R$ 5 bilhões em adiantamento, meio a meio para estado e municípios.

Kim x Jean

Amanhã, espera-se debate quente na Câmara. O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) convocou para depor na CPI dos Crimes Cibernéticos o ativista de direita Kim Kataguiri. O nobre parlamentar alega que tem sido vítima de ataques digitais do jovem.

Balinha tipificada

A Câmara vai aprovar o PL 4852/12, que tipifica drogas sintéticas com respaldo do laboratório de criminalística da PF associado à Anvisa. Se passar no Senado e for sancionado, traficantes das ‘balinhas’ serão enquadrados no flagrante. Hoje escapam.

Tô tranquilo

O senador Fernando Collor (PTB-AL) não parece abatido, alvo da Justiça no ‘Petrolão’, e com seus bens e carrões bloqueados. Passou o fim de semana com a família em pousada de luxo em Pirenópolis, a 150 km de Brasília, cercado de quatro seguranças.

Faca no pescoço

Com metade da bancada alvo do STF, o PP cobra cargos nos estados para votar o ajuste fiscal. O federal Marcus Vicente (ES) quer diretoria na Secretaria de Portos em Vitória (ES). Ronaldo Carletto (PP-BA) espera vaga para controlar o DNOCS em Salvador.

Cerveja em alta

A despeito da alta tributação (60% de impostos em cada garrafa), as cervejas artesanais crescem país adentro — e festivais idem. Em Minas, ocorre dia 31 a Oktobeerlisario Fest.

Coluna de Leandro Mazzini

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia