Horário de verão 2015/2016 começa em 10 estados e no Distrito Federal

Devem ser adiantados em uma hora os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da capital federal

Por luis.araujo

Brasília - Os moradores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal adiantam o relógio em uma hora a partir das 0h deste domingo.

Medida visa a redução da demanda no período de pico de consumo, com índice que varia entre 4% e 5% de economia, segundo Ministério de Minas e Energia (MME). Entre os meses de outubro e fevereiro, período do Horário de Verão, os dias têm maior duração em três regiões brasileiras em decorrência da posição da Terra em relação ao Sol. Assim, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

A medida é regulada pelo Decreto nº 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008. Mudança de horário sempre tem início no terceiro domingo de outubro com término no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A regra não se aplica somente quando data coincide com o Carnaval. Neste caso, fim ocorre no domingo seguinte.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia