Brasília - Em depoimento à Polícia Federal, divulgado pelo ?Jornal Nacional?, na noite desta sexta-feira, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva destacou que não esteve ligado à nomeação de Renato Duque, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa para diretorias da Petrobras. Ele contou que quem estava cuidando da indicação de diretores era assunto de ministros como José Dirceu. Essa afirmação contradiz o que o próprio Dirceu conta à polícia, que nunca esteve ligado com essa questão. Lula disse que Duque foi indicação do ex-ministro da Casa Civil.
Lula disse ainda que "não soube, não autorizou e não acredita" no uso de recursos suspeitos para o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que participou de uma das campanhas dele. Segundo o ex-presidente, a sua relação com Vaccari era pequena, quando foi líder do Sindicato dos Bancários.
Em relação a Ricardo Pessoa, da UTC, que foi apontado como coordenador do esquema de cartel na Operação Lava Jato, Lula disse que não tinha amizade, mas teve contato com ele para organizar palestras no Instituto Lula. O ex-presidente não acredita que Pessoa tenha repassado dinheiro ilícito para Vaccari.