Por tamyres.matos
Publicado 20/05/2013 00:31 | Atualizado 20/05/2013 01:41

Rio - A procura pelas vagas em concursos por pessoas com mais de 40 anos de idade é cada vez maior. Em busca de salários mais altos e, principalmente, estabilidade, elas voltam às salas de aula e concorrem com candidatos bem mais jovens.

Ivoney Salles%2C 59 anos%2C tira dúvidas com a professora Karina Jaques. “Sempre adorei estudar”%2C explica o candidatoDivulgação

De acordo com Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, as seleções são muito procuradas por jovens entre 20 e 35 anos, mas vêm recebendo cada vez mais candidatos de mais idade. Professora da Central do Concurso, Karina Jaques explica que isso acontece porque a carreira pública oferece segurança que não existe na iniciativa privada. “Muitas pessoas na faixa dos 40 temem pelo seu futuro, após se aposentarem, ou até mesmo pelo risco de desemprego em idade mais madura”, afirma.

DIFICULDADE NOS ESTUDOS

O analista de sistemas Ivoney Salles, 59 anos, voltou a estudar recentemente para concorrer às vagas do Ministério Público da União e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Estou me sentindo motivado a fazer coisas novas e concursos são ótima oportunidade, pois oferecem bom salário e estabilidade”, conta.

A maior dificuldade é manter a rotina de estudos, já que candidatos com mais idade costumam ter mais responsabilidades. O diretor da IOB destaca: “Quando se está trabalhando, o cotidiano acaba sendo mais corrido. Além disso, todos têm afazeres com filhos e família. Algumas concessões terão que ser feitas”.

No entanto, candidatos acima dos 40 anos também possuem vantagens, como maturidade e bagagem cultural e profissional que ajudam nos estudos e nas provas. A dica, segundo Karina Jaques, é ter paciência. “É um processo evolutivo. Candidatos devem começar com assuntos mais fáceis e então partir para os mais complexos”, ensina.

MITOS DEVEM SER REVISTOS

Coordenadora de idiomas do curso Ideg, Mariana Lima conta que há cada vez mais procura de pessoas acima dos 40 anos de idade por cursos preparatórios para concursos. Segundo ela, existem três mitos que precisam ser revistos.

APRENDIZADO

Muitos acreditam que, quanto maior a idade, maior a dificuldade para aprender. “O aprendizado depende muito mais de interesse, educação e motivação”, garante Mariana.

DESEMPATE

Ao contrário do que se pensa, a idade não é uma desvantagem para o candidato. Na verdade, é um critério de desempate a favor do candidato mais velho.

JOVENS TÊM VANTAGENS

Universitários e recém-formados não estão necessariamente mais acostumados a estudar. Além disso, a faculdade prepara para o exercício da profissão, não para a prova de concurso. Por isso, esses candidatos não têm vantagens.

Você pode gostar