Rio - Trabalhadores da iniciativa privada que cumpriram as regras para se aposentar vão poder dar entrada no pedido de aposentadoria na Central do Brasil. A Gerência-Executiva Centro do INSS do Rio montará novamente agência em frente à estação para atender segurados em mutirão. A concessão de benefícios será feita em dois dias, na quinta e sexta-feira desta semana. O horário de atendimento será das 9h às 15h.
Amanhã, no entanto, servidores do INSS vão tirar dúvidas de segurados, fazer cálculos de contribuições previdenciárias atrasadas nos últimos cinco anos e cadastrar dados dos trabalhadores no sistema da Previdência Social. Na quinta e na sexta esses serviço também serão oferecidos.
O posto na Central do Brasil terá condições de conceder 100 aposentadorias nos dois dias marcados. Segundo o gerente-executivo da Gerência Centro, Flávio Souza, a iniciativa funcionará como teste para implementar a unidade móvel, conforme a Coluna do Aposentado do DIA antecipou com exclusividade em 4 de maio, que percorrerá áreas pacificadas no Rio e que têm UPPs. O mutirão na Central também vai comemorar os 23 anos de criação do INSS.
TESTE DE SATÉLITE
“Vamos testar nos dois dias o satélite que será usado pela unidade móvel nas comunidades a partir do mês que vem”, explicou. Em abril, quando o INSS promoveu a primeira atividade na Central, foram feitos 1.200 atendimentos sem agendamento. Agora serão 1.800 consultas, contando com as 200 vagas para concessão de aposentadorias.
Atendente vai antecipar agendamento
O gerente-executivo da Gerência Centro, Flávio Souza, informou ainda que servidores vão ligar para os segurados agendados e oferecer a antecipação do serviço. Segundo ele, a ideia é desafogar a agenda das agências que fazem parte da gerência Centro. Haverá possibilidade também de o trabalhador ligar para a Central 135 e pedir para ser atendido no posto da estação.
Souza antecipou que no dia 27 deste mês será instalado o Conselho de Previdência do Rio, quando os conselheiros tomarão posse. Terá representantes de aposentados, trabalhadores, empresários e do governo. O objetivo é propor sugestões para melhorar o atendimento, entre outros pontos.