Rio - Operadoras de TV por assinatura oferecem pacotes que permitem gravar e armazenar programas, além de garantir transmissão digital em alta definição. O aumento do custo em relação aos pacotes mais antigos varia de 25% a 55%. Mas o consumidor pode optar por comprar aparelho externo que também grava a programação da TV, com boa capacidade de memória. Para escolher, deve avaliar qual opção se encaixa no orçamento.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho antigo contrato de TV por assinatura e quero poder gravar filmes quando eu não estiver em casa. Novos contratos com serviços de gravação digital são mais caros. Existem aparelhos que gravam direto da TV. O que você me aconselha ? Pagar novo pacote ou comprar um aparelho ?
>Luis Felipe, Centro
As operadoras de TV por assinatura têm agregado cada vez mais serviços para os assinantes. Além da transmissão digital em alta definição, as opções de gravar e armazenar programas são uma realidade.
Dependendo da concessionária e do pacote contratado com novos recursos de gravação, pode haver variação de preços de 25% até 55% ,em média, mais caros que os tradicionais. No mercado há aparelhos de DVDs que possibilitam gravar diretamente na memória interna, isto é, sem a necessidade de usar disco externo. Outros têm memória de HD reduzida que se faz necessário colocar disco externo. O espaço de memória é que aumenta a variação de preços.
Um gravador de DVD que grava direto da TV com qualidade, com espaço de HD é o que tem saída de varredura progressiva, que funciona tanto em televisores que estejam recebendo sinal analógico ou digital. Custa entre R$ 600 a R$900.
Este aparelho tem vários recursos, inclusive possibilita copiar antigas fitas de VHS (videocassetes) para DVDs, assim como gravar fotos. Compare o investimento neste caso. O que vai sair mais barato e a relação custo/benefício. As vezes é melhor ter um aparelho de multirrecursos do que pagar serviço extra que não será usado com frequência.
Lembre-se, tenha o gravador somente para uso pessoal, para gravar capítulo de novela, show ou programa . Não o utilize para reproduzir fitas piratas. Faça o investimento correto e divirta-se.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO