Por nara.boechat

Rio - O candidato que fez a primeira inscrição em concurso pode ficar desnorteado. Normalmente, surgem dúvidas sobre a execução das questões, estudo, organização e comprometimento com os estudos, entre outros elementos pré-prova. Porém, é preciso calma para embarcar nessa rotina de preparação. É importante cumprir um planejamento, ter dedicação e se entregar aos estudos para garantir a aprovação. Leia mais!

Pergunta e resposta

por Claudia Jones

Me inscrevi pela primeira vez em concurso e gostaria de saber o que devo esperar dessa prova, como devo direcionar meus estudos e como eu devo proceder durante a prova.
> Fabiana, Vila da Penha

Fabiana, quanto à sua organização em relação aos estudos, programe-se: monte uma planilha com os dias da semana divididos em horas. E marque nela todas as atividades que são imprescindíveis, como o trabalho e as aulas. Coloque na planilha o tempo que você destina à atividade física, à diversão, à família, ao transporte. Essa planilha precisa ser o reflexo da sua rotina, coloque tudo nela.

Para você, que está iniciando a preparação, o ideal é destinar tempo para estudo de cada disciplina proporcionalmente ao peso dela na prova. Sempre busque os conceitos principais de cada disciplina.

Em seguida, estude a partir da resolução de questões de provas anteriores. Faça a questão e, se errar, aponte para a teoria e estude o assunto.Quanto mais questões de um assunto você encontrar em provas anteriores, mais estudará e se aprofundará no assunto.

Em relação a como se comportar na realização da prova, leve em conta que há casos em que os testes são longos e podem durar mais de quatro horas, ou seja, tempo suficiente para a maioria dos candidatos resolverem as questões. É bom estar descansada no dia da prova para ter um bom desempenho. Na hora da seleção, o ideal é não começar pela disciplina de português, mas também não deixá-la por último, e, mesmo assim, começar pelas questões de gramática. Depois, vá para as de interpretação, que vão demandar um pouco mais de tempo e de atenção. Mas, claro, cada caso é um caso. Comece sempre pelas disciplinas em que você se sente mais segura. Boa sorte!

Você pode gostar