Rio - A partir de amanhã, as instituições bancárias vão enviar às entidades de proteção ao crédito as informações de contratação de novas operações de financiamento de clientes que aderiram ao programa Cadastro Positivo. A nova etapa é fundamental para as empresas conhecerem os bons pagadores e estimular a oferta de parcelamento ao consumidor.
Em uma próxima fase, o Cadastro Positivo vai incluir o pagamento de contas de concessionárias de serviços públicos. Para o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, os dados transmitidos pelos bancos vão fortalecer o Cadastro Positivo e, consequentemente, promover maior adesão ao programa.
“É válido ressaltar que as informações serão repassadas somente dos clientes que optarem por ter o seu CPF e demais dados pessoais incluídos no sistema do Cadastro Positivo. Quem for um bom pagador terá mais chances de conseguir crediário na praça”, avalia Loureiro.
Ele explica que a adesão pode ser feita pela internet, por meio dos sites das entidades e também nos postos físicos instalados em diversas regiões do país.
O presidente da Serasa Experian também esclareceu que os bancos poderão enviar os limites dos cartões de crédito dos seus clientes, mas sem detalhar as bandeiras e os estabelecimentos utilizados pelo consumidor: “Não haverá invasão de privacidade. Só vamos saber que determinado cliente tem um valor disponível para uso de cartão de crédito. E, claro, vamos saber se eles estão pagando a fatura em dia”.
Segurança no financiamento
O cliente que aderir ao Cadastro Positivo terá mais facilidade para obter aprovação de financiamento de um veículo, por exemplo. A loja vai acionar o banco que, consequentemente, informará se o comprador é um bom pagador.
O cliente também será beneficiado quando quiser comprar produto financiado diretamente na loja que for associada às entidades. “O crediário próprio pode ser ofertado com mais segurança pelo comerciante”, diz Ricardo Loureiro.