Rio - As estações do metrô recebem milhares de usuários por dia, por isso se mostram bons locais para se instalar um empreendimento comercial. É preciso ficar atento, porém, às características dos consumidores que passam pelas plataformas para definir que tipo de negócio abrir. Vale lembrar que bebidas alcoólicas e cigarros não podem ser vendidos no metrô. Por fim, é importante avaliar se os custos das taxas valem a pena.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Penso em abrir uma loja em uma estação de metrô. A localização é vantajosa para os negócios?”
Thaís, Del Castilho
Thaís, diariamente passam pelo metrô cerca de 650 mil usuários, que são potenciais clientes para negócios instalados por lá. Atualmente, há mais de 350 pontos comerciais nas estações. O Metrô Rio já define um mix ideal de produtos para cada estação, o que é uma orientação importante e facilita a implementação do negócio. No entanto, nem sempre o que você tem em mente pode ser aberto na estação pretendida.
É importante ressaltar que quando o interessado em abrir um empreendimento faz o contato, o Metrô Rio analisa se o segmento é bom, se tem boa operação e se está de acordo com a estratégia para a estação pretendida. Atualmente, os três nichos mais presentes são conveniência/serviço (conserto de roupas ou casa lotérica), alimentação e bens de produtos (roupas, acessórios, bijuterias). Bebidas alcoólicas e cigarros não são vendidos.
Um ponto positivo é que não há cobrança de luvas: taxas cobradas por um espaço já montado. Mas é cobrado o valor de uma Taxa de Utilização (TU) mensal, mais adicionais (consumo de água e energia elétrica). Além disso, há cobrança de taxa adicional de 50% sobre a TU mensal de dezembro. Os contratos são de seis a 12 meses, em média. Depois desse período, os valores vão ser renegociados.
Para mais detalhes, entre em contato com a gerência comercial do Metrô Rio em (21) 3987-6235 e 3211-6339.
Uma dica importante: é fundamental elaborar um Plano de Negócios, no qual você terá condições de analisar a concorrência, o ponto, a viabilidade e o planejamento financeiro. Saiba mais em http://goo.gl/9kC7f.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras.