Por bianca.lobianco

Rio - A sociedade sempre foi muito aberta às novidades tecnológicas. Prova disso são todos os novos aparelhos eletrônicos e softwares que surgiram nos últimos anos e que foram sucesso de downloads e vendas. No ambiente online, há a mesma abertura para novidades, com novas redes sociais e plataformas digitais sendo sempre desenvolvidas e bem recebidas.

Novo hábito dos brasileiros, o comércio eletrônico não para de crescer. Dados da Braspag, empresa responsável por integrar todos os meios de pagamento (cartão de crédito, débito, boleto bancário) e consolidar o processo de contas a receber das principais lojas virtuais do Brasil, apontam crescimento de 46% nas transações no varejo online em 2012 na comparação com o ano anterior.

Parte deste montante corresponde à venda de ingressos pela Internet, prática mais do que comum nos tempos atuais. As empresas organizadoras de eventos encontraram no ambiente online uma forma de facilitar a venda de ingressos, tendo em vista que a plataforma digital permite que uma empresa seja grande no mercado, mesmo que tenha uma estrutura física pequena. Isto ocorre devido aos seus custos, que são baixos, se comparados ao de uma empresa convencional.

“O primeiro milhão em vendas veio rápido para a Sympla, e o segundo mais rápido ainda - não é sempre que isso acontece nos primeiros meses de uma startup de serviços brasileira”, comenta Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora e investidor da Sympla, plataforma online que permite ao produtor independente uma gama de serviços que potencializam seu evento, como divulgação, comercialização de ingressos, entre outros.

Segundo Yuri Gitahy, somente as vendas no primeiro trimestre de 2013 já ultrapassaram a soma de todo o ano de 2012, o que fez a Sympla ultrapassar em 50% a meta de 100.000 ingressos vendidos - e dois meses antes do previsto.

Paralelo às grandes empresas organizadoras de eventos estão os produtores independentes, que, com menos recursos, tentam nadar no oceano de festas brasileiro. Peixes pequenos, muitas vezes não conseguem sair a frente, devido à disputa desleal que têm com os tubarões do mercado. Segundo Gitahy, a Sympla age como uma ferramenta para o produtor independente que deseja competir no mercado de eventos.

“Atualmente contamos com mais de 3000 produtores utilizando a plataforma. Nosso foco é resolver os problemas dos produtores de eventos desde o pagamento e inscrição, passando pelo gerenciamento até o controle de entrada (check-in e credenciamento) dos participantes no dia do evento. Uma plataforma self-service que atua de ponta a ponta nos eventos, de maneira simples, ou melhor, Sympla!”, diz Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla.

Quem produz de forma independente um evento encontra diversas dificuldades, que vão desde a divulgação até a venda dos ingressos, passando, também, pela processo de inscrições. Algumas redes sociais até permitem a criação destes, contudo eles acabam não ganhando aspectos profissionais. É até possível convidar amigos para participar, no entanto, o produtor acaba ficando restrito a apenas poder fazer a divulgação do evento neste espaço, onde não é permitida a comercialização de ingressos e o controle de participações, por exemplo.

Foi pensando em atender aos produtores do mercado informal de eventos brasileiro que a Sympla foi criada. A plataforma de comercialização online permite ao produtor criar um evento e divulgá-lo para um grande número de pessoas através de e-mails e das redes sociais, além de fazer a comercialização de ingressos e o controle de inscrições. Em troca, a Sympla recebe uma comissão sobre os tickets vendidos por ela, no entanto, o serviço é gratuito para eventos que não cobram dos participantes.

Você pode gostar