Por thiago.antunes

Rio - Na corrida pela aprovação nos concursos públicos é preciso adquirir a maior quantidade possível de conhecimento e, principalmente, buscar motivação para perseverar nos estudos. Com isso, a Feira da Carreira Pública e Mercado de Trabalho, que acontece a partir desta terça-feira, é a oportunidade ideal para os candidatos, dos iniciantes aos mais experientes.

Este ano, em sua quarta edição, o evento terá a participação de diversos expositores, entre cursos preparatórios e editoras especializadas em concursos. Nos estandes, além de obter orientações e ter contato com especialistas, visitantes terão acesso a informações sobre as carreiras e oportunidades, além de concorrer a brindes, como materiais didáticos e bolsas de estudos.

As palestras são o destaque da feira, com a participação de especialistas como o jurista William Douglas, a consultora Lia Salgado, o diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, o diretor da Faculdade de Direito da Uerj e fundador do Centro de Estudos Guerra de Moraes, Carlos Eduardo Guerra, além de dirigentes de órgãos públicos, estatais, corporações e grandes empresas.

Mercado em crescimento

De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), o mercado de seleções públicas movimenta por ano cerca de R$ 50 bilhões. Os gastos dos candidatos incluem transporte, lanche, apostilas e livros. Para Luiz Fernando Caldeira, um dos organizadores da feira, a estabilidade profissional e as boas remunerações são os grandes atrativos da carreira pública.

“Os concursos são o instrumento mais democrático que existe. Basta estudar e se dedicar”, afirma Luiz Fernando. Segundo ele, são esperados entre 20 mil e 30 mil visitantes no evento.
Gerente comercial da Editora XYZ, Amábile Lucy explica a importância da feira para as empresas. “É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, lançar promoções e aquecer as vendas”, diz.

Palestras e sorteios são destaque

-Entrada gratuita

A Feira da Carreira Pública acontece de amanhã a quinta-feira, das 10h às 19h, na sede da Firjan, que fica na Avenida Graça Aranha 1, no Centro. A entrada é gratuita.

-Palestras

Nesta terça-feira, às 12h30, ocorre a palestra ‘Carreira no Banco Central e suas atribuições’, ministrada pelo presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco Central no Rio de Janeiro, Sérgio Belsito. No mesmo dia, às 11h30, ocorre a palestra ‘Concurso para servidores de Tribunais, Ministério Público e Defensoria’, com o especialista Carlos Eduardo Guerra, diretor da Faculdade de Direito da Uerj.

Na quarta-feira, às 11h, o especialista em preparação física Elon Júnior vai apresentar o tema ‘Como passar no teste físico dos concursos’.

Também nesse dia, às 13h, Juarez Lopes, do Instituto de Otimização da Mente, fala sobre a importância da ‘Leitura Dinâmica para Concursos’.

Na quinta-feira, às 16h, a consultora Lia Salgado ministra a palestra ‘Concursos Públicos — Como vencer essa Maratona?’.

-Sorteios

Estandes oferecem descontos especiais em cursos preparatórios e materiais didáticos, além de sortear bolsas de estudos, livros, apostilas e brindes.

Você pode gostar