Por thiago.antunes

Rio - O Coletivo do Porto é um pool de cinco empresas do setor criativo, que compartilham espaço, ideias e experiências para desenvolver soluções integradas em comunicação, marketing, desenvolvimento digital e eventos.

Acreditando desde cedo no sucesso do Porto Maravilha, epicentro de revitalização do Rio de Janeiro, o Coletivo do Porto foi uma das primeiras iniciativas da economia criativa a se instalar na região. “Acompanhamos de perto os movimentos culturais, eventos, tendências inovadoras – cercados pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e Museu do Amanhã,” declara Daniel Maia, sócio da Piloti internet e mobile, no Porto desde 2010.

O Coletivo conjuga ferramentas de desenvolvimento de sites à assessoria de imprensa, com interfaces na promoção de eventos, criação de aplicativos mobile e visibilidade em diferentes mídias, agregando agilidade e praticidade ao atendimento.

Ser testemunha de toda a revitalização da região traz uma sensação boa, de estar no lugar certo na hora certa. “O fato de estarmos aqui no Porto agrega criatividade, trazendo inspiração para as equipes”, declara Fernanda Guaraná, sócia da FGuaraná Comunicação Estratégica.

Coletivo quer trazer melhorias para o Porto MaravilhaDivulgação

“Em um futuro próximo vamos usufruir de uma das melhores infraestruturas urbana e tecnológica do Brasil”, complementa Daniel Kraichete, à frente da Ampliativo, que atua na área de consultoria para eventos de design.

“É uma área pujante. Acreditamos que em breve várias empresas se juntarão a nós, formando uma região de negócios importante para a cidade. Muitos clientes em potencial estarão aqui”, acrescenta Fabiana Prado, sócia da Filtra Mídias, empresa de comunicação interativa. Glaucia Neves, da E-Conecta que oferece soluções em planejamento em marketing de relacionamento, afirma: “Em alguns meses já vemos uma evolução enorme na área.”

As empresas do Coletivo do Porto

Quem procura soluções digitais para sustentar o modelo de negócio encontra a expertise daPiloti Mobile & Internet (www.piloti.com.br). A Piloti é importante aliada na definição da estratégia de atuação digital, apontando o melhor modelo de relacionamento com o cliente.

À frente da interface com a mídia, assessoria de imprensa e relações públicas, está aFGuaraná Comunicação Estratégica (www.fguarana.com.br). A empresa atua na área corporativa para setores como Direito, Saúde e Energia e atua ainda em elaboração de conteúdo e no gerenciamento de crises de imagem.

Já a organização e produção de projetos em design estratégico ficam por conta da Ampliativo, que também atua na promoção e suporte ao design como ferramenta competitiva e diferencial de mercado. A empresa atua junto a organizações privadas e organismos públicos que trabalham o desenvolvimento econômico e social por meio do design, além de atuar na promoção de eventos na área de economia criativa, adequação de projetos às leis de incentivo e curadoria em design.

A eConecta (www.econeta.com.br) é a consultoria de marketing do Coletivo do Porto com foco em desenvolver programas de relacionamento com clientes dos segmentos B2C e B2B. A atuação da eConecta envolve análise, planejamento e implementação de estratégias de marketing - on e offline - para fidelizar e engajar os consumidores às marcas. Estruturação de clubes de fidelidade, planejamento da comunicação de relacionamento e estratégias de engajamento estão entre as atividades desenvolvidas.

É a Filtra (www.filtramidias.com.br) que contribui para a gestão da marca, especialmente nas redes sociais e em marketing mobile. A empresa , especializada em planejamento e execução de comunicação estratégica com foco na interatividade, atua desde o planejamento e criação, passando pelo gerenciamento, monitoramento e manutenção de campanhas interativas.

Você pode gostar