Último fim de semana para comprar produto com IPI reduzido

Móveis e linha branca mais caros na terça

Por bferreira

Rio - Este é o último fim de semana para o consumidor comprar eletrodomésticos da linha branca e móveis com redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na terça-feira, os percentuais do imposto voltam a subir, informou ontem o Ministério da Fazenda.

A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%, da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%. As novas alíquotas valem até o dia 31 de dezembro, segundo o secretário de Política Econômica do ministério, Márcio Holland. Ele afirmou que a recomposição foi definida com base no atual desempenho da economia.

“Observamos que a economia no segundo semestre apresenta bom comportamento. As vendas estão indo bem, a produção está regular e o nível de uso da capacidade instalada está regular”, disse Holland.

Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010. Em dezembro de 2011, houve nova desoneração e estão sendo recompostas desde fevereiro deste ano.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia