Por bferreira

Rio - A gente já comentou aqui que essa história de EUA espionarem Deus e o mundo tem menos a ver com terrorismo do que com mercado. Quem manda e desmanda é o mercado. Tanto o nosso pingadinho de cada dia quanto o que move as indústrias de armamentos ou petrolíferas, por exemplo — somente para citar duas que tanto interessam ao povo norte-americano. Somos consumidores, no atacado ou no varejo, e vamos nos contentar com isso. Até porque não adianta ficar mordido, como bem sabem Dilma & Cia.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”%2C a NSA%2C agência americana responsável pela xeretagem digital%2C armazena metadados de milhões de internautas por até um anoArte: Hippertt

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a NSA, agência americana responsável pela xeretagem digital, armazena metadados de milhões de internautas por até um ano. “Dados” são as informações mais visíveis. Já os metadados contêm informações “escondidas”, que significam muita coisa para quem souber ler.

Os servidores da NSA trabalham fuçando e cruzando milhões de dados que, por si, poderiam não representar muita coisa. Uma brincadeira básica como dar um like num post no Facebook mostra que rede social não é tão brincadeira assim. Quando você se conecta ao FB, entrega nome, perfil biográfico, cidade, histórico profissional, interesses pessoais, assinaturas, aparelho que está usando, data, horário, atividades etc.

Com bilhões de informações assim, fica mais fácil estabelecer grandes perfis de consumo, independentemente da localização do sujeito no planeta. Não somos tão originais quanto pensamos ser. Somos, afinal, uma aldeia global...

Mas, enfim, parece que nem tudo está perdido. No último sábado, a McAfee, respeitada fabricante de antivírus e afins, informou que em breve lançará um dispositivo de US$ 100 capaz de bloquear a NSA. O chamado D-Central deixaria baratinados os serviços de espionagem.

O anúncio foi feito pelo próprio dono da casa, o milionário maluco John McAfee. Pois é. Maluco. Não satisfeito com a vida confortável nos EUA, parece que se meteu com más companhias em Belize, onde foi acusado de ter contratado prostitutas e hackers para espionar o governo. Ele também é suspeito de ter matado um vizinho seu em Belize. McAfee chegou até a ser preso ao lado da namorada de 17 anos de idade... Será que esse maluco vai conseguir dar uma surra nas autoridades americanas? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Você pode gostar