Rio - O mercado de franquias para o setor ótico vai muito bem e enxergando longe. O segmento, que dentro do ramo de franchising está listado no universo de empresas que atuam na área de Saúde, Beleza, Esporte e Lazer, ajuda a movimentar o bolo de R$ 17 bilhões em faturamento desta categoria.
Atualmente, são nove redes de óticas atuantes no mercado de franquias, totalizando 1.356 lojas. Mas somando as redes que não têm atuação no franchising, o mercado deve chegar a R$ 39 bilhões até 2017 e possui mais de 30 mil lojas abertas.
A maior procura por parte do consumidor vem da compra de óculos de grau e de sol, informa pesquisa da consultoria GS&MD Gouvea de Souza. O alto consumo chama a atenção do mercado e de investidores. A rede Óticas Carol, há 16 anos no mercado e com 570 lojas em funcionamento, além de um laboratório na cidade de Barueri (SP), foi adquirida por R$ 108 milhões pelo fundo de investimentos 3i, este ano.
A operação resultou em um agressivo plano de investimentos e na abertura de filiais. No Rio há três anos, com 72 lojas no estado, a rede vai abrir uma loja conceito na Zona Sul e em dezembro terá 80 lojas abertas. Em todo o país, a meta é chegar a 2015 com mil unidades. Quanto ao faturamento, a expectativa é encerrar 2013 com R$ 450 milhões no caixa.
Franqueadora no Rio, Ana Katz decidiu investir na marca e se prepara para a abertura de sua nona loja. “Já estava no varejo ótico há 12 anos e vi no projeto da empresa uma enorme oportunidade de crescimento. Começamos com duas lojas e expandimos rapidamente em quatro anos”, diz.