Rio - Consumidores com dívidas em bancos e redes de varejo vão poder colocar as contas em dia e aproveitar o Natal sem débitos. A partir da próxima terça-feira até sábado, representantes de oito empresas participam de mais um Feirão Limpa Nome no Rio. O objetivo é oferecer condições especiais de negociação e descontos especiais a clientes da Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Santander, HSBC, Losango, Recovery, Di Santinni e Leader.
Organizado pela Serasa Experian, o evento acontece Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Para a superintendente de Serviços ao Consumidor da empresa, Maria Zanforlin, essa é uma ótima oportunidade para pôr a vida financeira em ordem e desfrutar do crédito no período próximo às comemorações de fim de ano.
“A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes”, explica Maria Zanforlin.
DOCUMENTAÇÃO
O consumidor que tiver pendências com as empresas que participam do feirão pode comparecer ao Centro de Convenções, das 8h às 18h, levando CPF e documento de identidade com foto para fazer a renegociação.
No feirão, os consumidores vão poder abrir gratuitamente o seu cadastro positivo, que reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de clientes e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas de comprar e avaliar o risco de superendividamento.
Coloque as despesas na ponta do lápis
O primeiro passo para renegociar é colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e dívidas assumidas ou previstas. Com esse planejamento, é possível saber quanto deve sobrar para pagar o débito negociado.
“O consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer contraproposta, até que ambos cheguem a alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Maria Zanforlin.